Evento – Apresentação

  • Home
  • Evento – Apresentação

FÓRUM INTERNACIONAL TRIBUTÁRIO -FIT | 3ª EDIÇÃO

A terceira edição do Fórum Tributário Internacional (FIT) será realizada em Brasília, entre 28 e 30 de agosto de 2023. Seu objetivo é subsidiar o Governo e o Parlamento brasileiros na formulação de reforma tributária que caminhe no sentido de reduzir as iniquidades do sistema brasileiro. A tributação no Brasil é regressiva e está na contramão dos países capitalistas menos desiguais. Tributamos muito o consumo, que captura parte expressiva da renda dos mais pobres, e pouco a renda, a propriedade e a riqueza, em função de mecanismos que isentam as camadas mais ricas.

O FIT 2023 defende que a Reforma Tributária brasileira deve ser ampla, corrigindo as diversas anomalias do sistema, visando ampliar a eficiência econômica, mas também enfrentar a questão da injustiça fiscal. É necessário recalibrar a composição da carga tributária: reduzir a participação relativa dos tributos que incidem sobre o consumo; e, ampliar o peso relativo dos incidentes sobre as altas rendas, propriedades e riqueza.

Esse é o cerne da “Reforma Tributária Solidária, Justa e Sustentável”, protocolada na Câmara dos Deputados por seis partidos políticos[1] e incorporada nas “Diretrizes para o programa de reconstrução e transformação do Brasil 2023-2026” (Candidatura Lula e Alckimin). Sublinhe-se que essa proposta foi elaborada com base nos estudos realizados pela ANFIP e pela FENAFISCO (com o apoio do SINDIFISCO NACIONAL), entre 2017 e 2020.

O evento contará com a participação de renomados especialistas internacionais que apontarão os contrastes da tributação brasileira com demais países capitalistas e os rumos do debate internacional acerca da tributação progressiva. Também contaremos com a participação de especialistas nacionais de grande prestígio e de algumas das principais lideranças do parlamento brasileiro.

O FIT 2023 é iniciativa conjunta da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP); Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (FENAFISCO); Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (SINDIFISCO Nacional); e conta com o apoio da Federação Nacional dos Auditores e Fiscais de Tributos Municipais (FENAFIM) e do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (COMSEFAZ).

 


[1] Emenda Substitutiva Global à PEC 45 de n. 178/2019, protocolada na Câmara dos Deputados pelo PT, PC do B, PDT, PSB, PSOL e Rede

 

Sua Presença é Muito Importante

Palavra dos Presidentes

Mensagem Presidente da ANFIP

Olá, colegas dos fiscos federal, estadual e municipal, de todo o País.

Tenho o prazer de convidá-los a participarem do Fórum Internacional Tributário – FIT 2021, promovido em parceria entre a ANFIP e a FENAFISCO.

Na oportunidade, debateremos a tributação como fator de desenvolvimento econômico e social e redução da desigualdade com foco no sistema tributários na América Latina.

A pandemia da Covid-19 nos trouxe a certeza de que é necessária uma tributação adequada para lucros dividendos e grandes riquezas.

Na certeza de estarmos contribuindo para o fortalecimento do País, na construção de uma sociedade livre, justa e solidaria, contamos com a sua presença e participação.

Sejam muito bem-vindos e nos encontraremos lá.

Décio Bruno Lopes

Presidente da ANFIP

Mensagem Presidente da Fenafisco

Caros colegas do Fisco brasileiro, convido a todos a participarem da 2ª edição do FIT, o Fórum Internacional Tributário – uma iniciativa da Fenafisco e ANFIP, para debater a “Tributação, Desigualdade e Desenvolvimento na América Latina”.

O evento conta com o apoio da Oxfam Brasil e ISP, e será realizado em outubro, em formato híbrido (presencial e virtual) e contará com a participação de renomados especialistas nacionais e internacionais.

A pandemia aprofundou as desigualdades, e expôs com nitidez, o quanto a tributação regressiva reforça as iniquidades que constituem uma realidade comum em toda a América Latina.

Tributar adequadamente os super-ricos e os lucros extraordinários das grandes corporações deixou de ser apenas uma medida de justiça fiscal e eficiência econômica e se tornou um imperativo civilizatório.

Certos de que estamos servindo ao nosso país, aguardamos sua presença.

Até lá!

Charles Alcantara

Presidente da Fenafisco

Mensagem Presidente 01

Aguardando texto

Mensagem Presidente 02

Aguardando texto

Mensagem Presidente 03

Aguardando texto

Mensagem Presidente 04

Aguardando texto